Mural

“Preservar a História da nossa cidade. Um dever de todos os goianienses!”


Se você possui fotos ou documentos conciderados histórico, para goiâinia, envie-nos para que seja juntado ao nosso acervo já existente entre em contato : 6235248620 ou arquivogeralgoiania@gmail.com

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PREFEITURA INAUGURA O ARQUIVO GERAL DO MUNICÍPIO

04/05/2011

No acervo estão processos e documentos administrativos da Prefeitura, além de fotos oficiais e reportagens que remontam à construção da capital goiana
A Prefeitura de Goiânia inaugurou nesta quarta-feira, o Arquivo Geral do Município, que abriga processos, documentos administrativos, fotos oficiais e de governo da cidade. Participaram do café da manhã de apresentação do acervo o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o responsável pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Smarh), Edson Araújo, o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Luciano Henrique de Castro, a diretora do Arquivo Geral do Município, Avelina Ribeiro Bernardes, e demais funcionários.

O Arquivo está localizado na Avenida Nazareno Roriz, no 1122, na Vila Aurora, e ocupa o espaço que abrigava o Material e Patrimônio Municipal, transferido para o Paço Municipal. De acordo com a historiadora e funcionária da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) Simone Cristina Schmaltz, o espaço foi criado para identificar e preservar a parte histórica de Goiânia. “Iniciamos esse projeto em 2004 e possuímos arquivos relacionados a nossa capital que remontam ao ano de 1935 e segue até os dias de hoje”, explica Simone. Ela disse ainda que o acervo possui mais de 2500 fotos e quatro livros compostos por reportagens de jornais de todas as regiões do país que remontam a construção de Goiânia.

Após visitar as duas instalações do Arquivo, o prefeito Paulo Garcia parabenizou o trabalho feito e agradeceu aos funcionários que realizam esse dinâmico e inesgotável serviço que é de extrema importância para a história de Goiânia. A diretora do Arquivo, Avelina Ribeiro, disse que o próximo objetivo é abrir o local para pesquisa e consulta de processos e marcos históricos.

No local, podemos encontrar documentos históricos como a autorização para compra de tijolos que foram usados na construção da sede da Prefeitura após a inauguração de Goiânia, do primeiro ponto de café da capital e a prestação de contas do Cine Teatro de Campinas, entre outros.
 Fonte : Prefeitura de Goiânia
 Autor: Mariana Moraes -

Fotos









Fale com o Arquivo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Outros arquivos pelo Brasil